Achei uma solução para bloqueio de escritor

Tentando achar a cura para o meu bloqueio, fucei o site http://www.writingexcuses.com (que é um site que tem um podcast excelente só sobre como escrever ficção, mas é em inglês). Eles fizeram um episódio só sobre o tema e eu anotei algumas coisas que achei interessante. O episódio é o #16 que qualquer um pode baixar no endereço acima.
Acabei de descobrir que existem vários tipos de bloqueio de escritor (writer’s block):
O primeiro tipo de bloqueio é quando a gente olha para a página em branco e não sabe o que escrever ou como começar. Pode também acontecer de estarmos no meio de alguma coisa e não conseguimos continuar. O conselho deles é identificar o que está acontecendo primeiro. Por exemplo: se não conseguir escrever porque existe outra coisa te incomodando, vá resolver esse problema logo.
Eles colocam vários outros pontos importantes e que me ajudaram muito como:
O primeiro ponto importante é o que eles chamam de BIC HOK (butt in chair hands on keyboard) – traduzindo seria: bunda na cadeira e mãos no teclado. É um bom começo! Por exemplo, eu fico rodando pela casa sem saber o que escrever e como escrever. Minha conclusão é que rodar pela casa não ajuda muito. As vezes eu ataco a geladeira – o que também se mostrou completamente ineficiente! Então acho que sentar com as mãos no teclado além de fazer mais sentido, está mais fácil de se por acaso alguma ideia me ocorrer é só teclar e registrar tudo. Se estiver no meio de um lanchinho ou andando de lá para cá, até conseguir terminar o lanche ou ligar o computador a ideia já sumiu.
Escrita livre. Comece a escrever qualquer coisa, as vezes a gente pensa bem melhor com nossos dedos do que com nosso cérebro.
Outra coisa a se fazer é reler e revisar o que estávamos escrevendo no dia anterior. Isso nos prepara para darmos continuidade ao trabalho.
Agora o quê não fazer: abrir seu navegador de internet, checar email, ou jogar paciência.
Que dificuldade! mas consegui superar o tal bloqueio seguindo essas dicas. As vezes a gente pensa que escrever é algo fácil, mas não é! A gente precisa de se dedicar e gastar tempo precioso se quisermos realmente ver nosso nome na capa de alguma coisa.

3 pensamentos sobre “Achei uma solução para bloqueio de escritor

  1. Legal as dicas.
    Mas o meu maior problema não é escrever, é ler e revisar a história pronta.
    Tô com um livro pronto mas acho terrivelmente dificil para para revisar ele.
    Mas, apesar de tudo, faço essa parte. E aproveito minha revisão para mudar algumas cenas da história.
    heheh
    BEijo
    Espero que esteja escrevendo bastante 😉

  2. Oh, comentando seu comentário (hihihih)
    Eu tenho essa mania de escrever, arrumar, imprimir, ler e arrumar.
    Hahahaha.
    Já imprimi duas vezes meu livro. Li, estou fazendo novas alterações e então vou imprimir de novo.
    É bom saber que alguns fazem isso várias vezes
    (eu já estava acreditando que eu nunca iria me cançar de mudar e arrumar a história :))
    hahahah *-*
    Beijos

    • Hey Amanda, parece que estamos no caminho certo no que diz respeito a fazer revisão.
      Só de curiosidade: Há quanto tempo vc começou a escrever esse seu livro? Comecei o meu no meio de 2006. Já devia ter terminado mas desisti várias vezes. Só agora retomei o trabalho.

Deixe um comentário

