Início, meio e fim (parte 3)

O Terceiro Ato

Essa é a parte que costumamos a nos referir como o final. É o desfecho do livro. Quando falamos desse ato estamos falando do clímax, do ápice, do momento em que tudo será resolvido (ou quase tudo. Se estiver escrevendo uma trilogia tem que deixar alguma coisa solta pro próximo livro, né?).

A maioria das pessoas relata que adoram o 3º ato porque é nele que vem aquela cena bem grandiosa de final de filme. É quando o mocinho depois de apanhar a história toda (isso foi no 2º ato), finalmente reage e acaba com o vilão!

Com relação a duração, da mesma forma que o inicio, deve compreender ¼ do livro, ou seja, se o total do livro for de 100 páginas esse ato deverá ter cerca de 25 páginas.

O que deve acontecer no 3 Ato?

Primeiro eu vou mencionar o que não devemos fazer nesse ato. Não devemos de forma alguma introduzir um novo personagem. E nada de inventar um problema novo. O problema que nosso herói ou heroína vai resolver já foi estabelecido, lá no 1º ato. Estamos chegando no final, aqui precisamos de solucionar todos os problemas que apresentamos e desenvolvemos nos atos anteriores. É o desfecho. É aqui que vamos resolver todos os conflitos de todos os personagens que apresentamos no inicio do livro (todos que tiverem um arco de história, é claro).

Então vamos relembrar. No 1º ato apresentamos os personagens, ambiente e o conflito da história. No 2º ato as coisas vão só piorando. O personagem passa por um ciclo de tentativas e erros que o conduz ao 3º ato, ao grand finale, a batalha final entre as forças do bem e do mal (é logico que isso é no sentido figurado, se você estiver escrevendo uma história de amor não vai ter nenhuma batalha!). É aqui que o herói conquista a mocinha, acaba com o vilão ou a bomba que ameaçava destruir toda a cidade é finalmente desarmada. Depois dessa grande cena temos que terminar e sair. Não há nada mais para contar. Toda a tensão que você criou ao longo dos atos se dissipou e agora não há nada mais que prenda seu leitor. É o fim.

5 pensamentos sobre “Início, meio e fim (parte 3)

  1. Adorei esse tópico sobre os atos de um livro. É bem interessante e dá excelentes ideias.
    Vai ajudar bastante na estrutura da história.
    Beijo

  2. Bartyra, certamente eu não estava errado quanto a sua capacidade de escrever… Minha nossa! Os melhores artigos sobre “como escrever um livro” são escritos por você! Parabens, que você continue iluminando a mente dos escritores iniciantes, hoje e sempre.

    Bjos de seu fiel fã! Fracisco!

  3. Bartyra, parabéns seu blog está excelente. Através dele voce ajuda os futuros escritores , assim como eu que estou tentando escrever um livro. Voce ensina as regras que devemos fazer para escrever um bom livro. Continue assim, pois seu trabalho é perfeito.
    um abraço

    • Mauro, vc não sabe o trabalho que tudo isso dá! Mas realmente eu tô muito feliz que além desse blog estar me ajudando muito a melhorar a minha escrita, também estou conseguindo inspirar outros a escrever. É muito gratificante receber um comentário como o seu. Obrigada messsssmooooooo!
      Abraços da Barts.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s