Três Regras Para Escrever Ficção

As três regras para se escrever ficção são:

1ª regra: conflito

2ª regra: conflito

3ª regra: conflito

Todos bons livros, bons programas e filmes, todo e qualquer drama… está fervendo com conflitos. Mas há muita confusão no que diz respeito ao que exatamente é isso. Conflito é uma palavra bem ampla; dá pra colocar muita coisa dentro desse espectro de elementos dramáticos que habitam o mundo ficcional.

Conflito é o que faz uma história valer a pena ser lida. Sem um esforço, uma luta, uma decisão moral, tensão e forças que se opõem, uma história não seria nada além de uma discussão chata de fatos. A luta e a mudança do seu protagonista é o que faz uma história. Muitos autores ficam presos dando aos seus leitores detalhes de crises quando o que realmente os atrai a história, a coisa que nós leitores queremos saber, é a metamorfose do personagem.

A diferença entre crise e conflito:

Uma crise é um evento ou ação circunstancial, como um acidente de carro, um assalto ou o término de uma relação. Se repararem bem, tudo isso é objetivo, externo e não está sob controle do personagem. Alguns chamam isso de conflito externo. Já o conflito é algo mais subjetivo, tem a ver com as decisões ou esforços que o personagem tem que tomar, as vezes por causa de uma crise. Conflito acontece dentro do personagem. Por isso é chamado por alguns autores de conflito interno.

Colocando de uma forma simples, o personagem principal em uma boa história precisa de evoluir, tem que lutar, tem que tomar decisões para mudar. Ele pode ou não ser vitorioso, dependendo de sua imaginação e criatividade, mas se o personagem não evoluir, não mudar ao longo da história, então sua história não irá a qualquer lugar.

Tipos de conflito:

1. Homem X Homem – o personagem principal luta usando sua força física contra outro homem, força da natureza ou animais.

2. Homem X Circunstâncias – O personagem luta contra o destino os as circunstâncias da vida diante dele.

3. Homem X Sociedade – O personagem luta contra ideias, práticas ou costumes de outro.

4. Homem X Ele mesmo – O personagem luta contra si mesmo, com sua alma, com as ideias de certo e errado, com suas limitações físicas, escolhas e etc.

Um pensamento sobre “Três Regras Para Escrever Ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s