Dicas para escrever o 1º capítulo

Eu ouvi um podcast maravilhoso só sobre como elaborarmos o 1º capítulo do nosso livro. O nome do show é “The Secrets” e é em inglês, já que a maioria não é fluente nesse idioma decidi fazer um artigo com as coisas que achei mais importantes para postar aqui. Quem quiser pode baixar esse podcast no endereço: http://www.stormwolf.com

Porque o primeiro capítulo de um livro é vital? Porque é ele que vende o seu livro para um editor. O primeiro capítulo deve deixar o leitor com vontade de continuar a leitura e seu primeiro leitor é o editor. Se o primeiro capítulo não conseguir atrair um editor ele nunca vai chegar a ser publicado e lido por outras pessoas. É por isso que precisamos de caprichar bastante e gastar muitos neurônios para fazer desse capítulo o melhor.

Outra dica interessante é que devemos introduzir poucos personagens – de preferência apenas um e no máximo dois. Isso é para que o leitor se concentre na história. Esse personagem deve ser alguém que seja central para sua história.

Esse primeiro capítulo tem que provocar uma reação no leitor no que diz respeito aos personagens que apresentar. Essa reação pode ser boa ou má, isso não importa, contando que seja uma reação emotiva e forte.

Vislumbre do mundo. Não pode encher de informações sobre o mundo (quando falo de mundo me refiro ao ambiente em que a história se passa). Descobri que existe um termo especifico para quando derramamos aquele monte de informações para o leitor: “info dump”. É quando logo no inicio você começa a contar que naquele mundo houve uma guerra entre as raças tal e tal e depois aconteceu isso e aquilo outro. Geralmente vemos muito isso em livros de fantasia. O autor dá aquele monte de informação. Isso mata qualquer livro em qualquer lugar, mesmo se não aparecer no primeiro capítulo. É melhor mostrar o mundo em funcionamento sem explicar muito. A curiosidade sobre esse mundo, sobre essas coisas que deixou de explicar é que vai atrair os leitores.

Introduzir os conflitos do mundo e dos personagens. Mas se o seu livro é um épico do bem contra o mal você não vai colocar logo na primeira página o herói e o vilão numa discussão. Mas até o final do capítulo temos que saber que existem forças boas e más que estão se alinhando e que no futuro provavelmente irão entrar em conflito.

Devemos colocar questões, e deixar questões sem resposta, que irá levar o leitor a ler mais. Essas perguntas são mais eficientes se forem sobre os personagens. Se o autor caracterizou bem ou pelo menos suficientemente, o personagem de forma que os leitores conseguem projetar um futuro para ele, o leitor continuará lendo o seu livro para descobrir se o palpite dele estava certo.

Dever de casa: Estude o primeiro capítulo dos livros que mais ama. Selecione dois ou três titulos que mudaram sua vida e o analise linha por linha. Se pergunte o quê o autor fez – ou melhor, o que ele escreveu – que fez a abertura do livro tão inesquecível.

Esse artigo é só para distrair. Ainda tá difícil de escrever qualquer coisa pois minha avó continua na UTI em estado grave. Eu não consigo me concentrar em nada. Enquanto a situação por aqui não melhora eu vou traduzir alguns artigos que achar interessante e postar pra vocês. Espero que gostem.

2 pensamentos sobre “Dicas para escrever o 1º capítulo

  1. Muito bom esse texto. Traz o que eu também considero essencial (e tenho comprovado em meus contatos com editores), e você está prestando uma grande ajuda àqueles que têm dificuldades em ler em inglês, língua na qual estão escritos os principais manuais para escritores. Perabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s