Afinal, quando é que vamos começar a escrever?

Essa pergunta deve estar incomodando quem vem acompanhando o blog, até porque eu prometi que ia aprender essa bagaça e ensinar pra todo mundo que quisesse. Nada de ficar escondendo e fazendo mistério, com medo da competição. Mas cada escritor tem um processo próprio, um jeito só dele de construir seu livro, alguns veteranos podem argumentar. Eu estou descobrindo esse processo. Estou experimentando várias formas e adaptando meios que fluam naturalmente e sem muito esforço para mim. Vocês devem fazer o mesmo, descobrir uma maneira só sua de escrever um livro. Enquanto isso não acontece vocês podem pegar uma carona comigo.

Recapitulando: já temos uma idéia da história que queremos escrever (e em apenas 15 palavras!) com inicio, meio e fim. Já temos um rascunho dos personagens e mais ou menos o que cada um deles vai fazer nessa história. Já temos um local onde a história se passa. O que mais precisamos pra colocar as mãos na massa?

Agora precisamos de matemática, fazer umas contas. Descobri que um romance tem cerca de 100.000 palavras, uma novela entre 20 e 50.000 palavras, e uma short-story fica com menos de 20.000. Ainda que não precise de decidir isso agora, particularmente achei que o meu processo ficou mais fácil depois que tomei essa decisão: Quero escrever um romance. Com cem mil palavras ainda por escrever, fiz as continhas e cheguei a conclusão de quantas palavras devem ter em cada ato. Só no meu primeiro ato vou ter que dedicar 25 mil palavras (lembram que o 1º ato deve ter ¼ do livro?). Para o segundo terei 50 mil palavras e para o terceiro, outras 25 mil. Então vou dividir isso em capítulos. Vou falar apenas sobre o primeiro ato pois é ai que estou trabalhando no momento, mas o processo é o mesmo para todos os atos.

Eu posso fazer cinco capítulos com 5 mil palavras. Se cada página cabem uma média de 250 palavras, cada capítulo então terá umas 20 páginas. Inicialmente é assim que vou trabalhar. Se cada capítulo vai ter cerca de quatro ou cinco cenas, então tenho 25 cenas pra passar a mensagem (olha a matemática aê: 5 capítulos X 5 cenas = 25 cenas). Que mensagem é essa? Vocês não leram o artigo sobre a estrutura dos 3 atos não é? O que deve acontecer no 1º ato?

Então agora é nesse estágio em que estou. Escolhendo as melhores cenas para o primeiro ato do meu livro. Mil e uma cenas estão brotando, se deixar, só o primeiro ato vai ter 100 mil palavras. Mas tenho que ser sucinta e sintética. Eu não quero deixar meu leitor confuso. Só vai entrar nesse capítulo o que for essencial, tudo o que fugir dessa categoria deve ser cortado.

Deixe um comentário

