A Verossimilhança

A VEROSSIMILHANÇA

———————————————————-

Estudos Literários

“Vero” significa verdadeiro; “simil”, semelhante; ou seja, o que é verossímil é semelhante ao que é verdadeiro. No caso da obra literária, verossimilhança quer dizer semelhante à vida, a realidade.

Verossimilhança é a impressão da verdade que a ficção consegue provocar no leitor, graças à lógica interna da história. A verossimilhança é, pois, a essência do texto de ficção.

Os acontecimentos de uma história não precisam ser verdadeiros, no sentido de corresponderem exatamente aos acontecimentos que se passam no universo exterior ao texto, mas devem ser verossímeis, semelhantes a eles.

A lógica interna da história ou coerência narrativa determina que os fatos da história devam suceder-se temporalmente, isto é, uma causa (fato), desencadeia uma conseqüência (novos fatos). Essa sucessão não pode estar em contradição, sob pena de tornar a narração inverossímil. Se uma determinada personagem é, no inicio da narrativa, caracterizada como uma pessoa que não suporta animais; não podemos dizer em seguida que ela criava em casa cachorros e passarinhos, sem apresentar uma justificativa convincente.

Levando em conta o que foi exposto, podemos dizer que a ficção cientifica e a narrativa fantástica é inverossímil, isto é, não é semelhante ao que é verdadeiro. Porém, ser inverossímil não as desqualifica do universo literário. Os acontecimentos da narrativa podem ser absurdos, ilógicos, sem contato com a realidade, mas se houver, no universo da história, uma coerência interna, um ambiente que justifique a ausência de lógica, a obra tem coerência interna, vai ser verossímil internamente. E é, por isso, que acabamos aceitando-a como verdadeira. Embora, seja inverossímil em confronto com a realidade. ®Sérgio.

Este texto é de Ricardo Sérgio e o site http://www.ricardosergio.net ou http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/1605540

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s