Pista e Recompensa

ESTUDOS SOBRE NARRATIVA .:. PISTA E RECOMPENSA
Uma pista é um artifício preparatório que ajuda a construir um roteiro bem estruturado. Pode ser uma fala num diálogo, um gesto de um personagem, um maneirismo, uma ação ou combinação disto tudo. A medida em que a história se desenrola, a pista é plantada algumas vezes, o que a mantém viva na mente do espectador. Em geral, perto da resolução da história, quando a situação do personagem e também o público já tiverem mudado, surge a recompensa. Na recompensa o diálogo, o gesto do personagem, o maneirismo, a ação ou seja lá o que for, adquirem novo significado.
Em geral, é melhor separar a pista da recompensa com o máximo de tempo de filme possível. Isso mantém a expectativa e a tensão do roteiro, principalmente quando um personagem e o público sabem de alguma coisa que outro personagem (ou personagens) não sabe, pois dá uma relação de cumplicidade entre o espectador e o personagem.
Um exemplo de pista e recompensa extremamente sutil em O IMPÉRIO CONTRA-ATACA, quando Luke corta a cabeça de Vader (que era apenas sua imaginação) e vê a si mesmo por dentro do elmo. Mais tarde, quase no final do filme se dá a recompensa: o espectador e Luke são informados que Vader é seu pai. Uma outra pista é dada quando Yoda fala a Ben que “existe outra esperança” e a recompensa só vem três anos depois com o lançamento da continuação O RETORNO DE JEDI.
Em EXCALIBUR, dirigido por John Boorman, o Rei Arthur pede que o Mago Merlin salve a vida de Lancelot, custe o que custar. Merlin lhe pergunta: “Mesmo que isso lhe cause muito sofrimento no futuro?”. Arthur re-afirma que não importa o custo e todos sabemos o que acontece depois.
Em Thelma & Louise, sabemos logo no começo do filme que as meninas estão portando uma arma para a viagem que realizarão. Depois Thelma dispara contra o Homem que tentava violentar Louise no estacionamento de uma bar. Essa cena não teria um impacto tão forte se de antemão não soubessemos que as meninas estavam armadas desde o começo da história. Apesar de isso não ficar evidente desde o começo, de que alguma coisa ruim iria acontecer, saber sobre a arma instigou lá no fundo dos sentimento do espectador alguma sensação de perigo.

http://www.cinemanet.com.br/pistaerecompensa.asp

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s