Como escrever cenas

Eu tô lutando para escrever algumas cenas. Extraí esse texto do site de Júlio Rocha em http://news.thate.com.br/jrocha/site/ste_tips.jsp espero que gostem!

 Como Escrever Pensando em Cenas

Quando você escreve uma história, constrói, na verdade, uma seqüência de cenas que serão projetadas na mente do leitor. Como diz o ditado: “uma imagem vale mais do que mil palavras”, portanto você irá precisar de muitas palavras para conseguir construir a visão de uma cena na cabeça de quem estiver lendo seu texto.

Aí vão algumas dicas para uma boa cena:

1. Posição da Câmera: em um texto, a posição da câmera é determinada pelo personagem que detêm o ponto de vista (POV – Point Of View – ver dicas “Como Estabelecer o Ponto de Vista – Partes I e II”). Imagine a cena sendo “filmada” através dos olhos do personagem. O que ele está vendo? Quem mais está por perto? Quais ações estão sendo desenvolvidas? é claro que você pode ter visões diferentes, principalmente quando o texto está sendo narrado. Neste caso, você pode ter a câmera posicionada por cima, por baixo ou pelas laterais, “filmando” os personagens como se fosse a “platéia”.

2. Ambiente: pense em como o ambiente deve ser retratado para o leitor. Está escuro ou claro? Está quente ou frio? Qual o cheiro? O lugar causa medo ou transmite tranqüilidade? é barulhento ou silencioso?

3. Cenário: você precisa de um fundo para sua cena. O lugar onde o personagem está é uma casa moderna? Antiga? Um escritório? Uma praça? Como está decorado? Existem móveis? Plantas? Monumentos? Obras de arte? Monte seu cenário mentalmente como se estivesse construindo uma maquete.

4. Objetos de Cena: já reparou que, assim como fazemos na vida real, nos filmes, novelas ou séries de TV os personagens interagem com o ambiente e com os objetos próximos? Pois é, você precisa fazer com que seus personagens aproveitem os objetos que estejam ao redor. Pode ser um interruptor que acende uma lâmpada, um maço de cigarros que é amassado em um momento de raiva, um objeto sobre a mesa que é trocado de lugar diversas vezes durante uma conversa e por aí vai.

5. Marcação: esta é uma terminologia usada por diretores de teatro e TV para posicionar os atores no cenário ou no palco e marcar os pontos de reação. Você pode usar esta mesma técnica para seus textos. Quando, por exemplo, um personagem estiver empunhando uma arma para atirar em um outro, pense em como serão as marcações para esta cena. A arma está na altura dos olhos? Qual a distância entre o personagem e seu oponente? O oponente reage? Se sim, em que momento? Antes de atirar o personagem faz algum gesto? Muda de posição?

Estas dicas são válidas para roteiros, peças teatrais e podem ser usadas com bastante sucesso em literatura de um modo geral.

6 pensamentos sobre “Como escrever cenas

    • É, sempre quando termino dou várias revisadas porque nem sempre o que é interessante pra mim (dezenas de minúsculos detalhes) é também para os outros. A gente tem que dar sempre uma maneirada… água demais mata a planta – assim diz a minha avó!

  1. Gostei do seu blog, mostra o talento não só em escrever, mas sobre descrição de ambiente, também muito ok, uma Machado de Assis de saia, que também poderá ser uma atriz, ou estar na direção de qualquer filme ou novela , gostei muito sucesso para você, ah também estou aprendendo apesar da idade.

  2. Olá!
    resolvi sair espalhando meu blog pelo orkut e me deparei com o seu blog.
    Bem legal. Gostei e já adicionei nos favoritos e na minha absurda e interminável lista de RSSs.

    Eu sempre gostei de escrever, mas quando me esbarro na questão “mas eu sei escrever?” ai me amedronto e travo.

    Mas tenho ido aos trancos e barracos…

    Não sou detentor de nenhum grande e perfeito conhecimento de gramática, mas já aprendi a deixar isso pra quem sabe. Afinal, não vou querer tirar o trabalho dos revisores, haahah.

    Depois tiro um tempo mais reservado para ler tudo que tem no seu blog. Agora já são 1 da manhã e realmente preciso me recolher.

    Parabéns pelo blog.
    C. R. Gondim

  3. Você poderia me tirar uma duvida?
    estou escrevendo um romance, e como faço para descrever as cenas de sexo? ou sera que nao devo citar isso no livro? se nao, como faço para pular essa parte?

    Se nao for incomodar, poderia me responder por e-mail?

    desde ja agradeço!

    P.S. Seu blog é otimooooo e útil para mim!

    P.S.² meu e-mail: tatianaclaro@hotmail.com

Deixe um comentário

