Sistema de Sete Pontos by Dan Wells

Estrutura da historia – O Sistema de sete pontos

Achei esse sistema fantástico para montarmos a estrutura ou o esqueleto da historia. Estou usando para estruturar meus contos e acho que está me ajudando bastante. É uma pena que está tudo em inglês. Para quem é fluente no idioma pode acompanhar o video original que é uma palestra do autor Dan Wells na Brigham Young University em Utah que aconteceu em 13/02/2010. Eis aí o link do you tube para a primeira parte do vídeo (são cinco partes ao todo) o link para as outra partes vocês podem encontrar no menu a direita, onde têm os vídeos relacionados. http://www.youtube.com/watch?v=KcmiqQ9NpPE&feature=search

Vale lembrar aqui que antes de começar a usar esse esquema você precisa ter uma ideia mesmo que vaga em sua mente. Sem essa base não há como criar esse esqueleto. Você precisa de ter uma ideia bem legal, personagens e o cenário onde a historia vai acontecer para então poder começar a estruturá-la. Vamos então ao sistema. O esquema é esse demonstrado abaixo:

Hook :

Plot turn 1:

Pinch 1:

Midpoint:

Pinch 2:

Plot turn 2:

Resolution :

Cada palavra corresponde a um estágio essencial que sua historia tem que passar. No vídeo Dan Wells usou para exemplo o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal. À medida que ele vai destrinchando o enredo o esquema acima vai se completando e podemos ver como a historia foi construída. Esse é um exercício fenomenal para praticarmos a construção de uma historia. Se você conseguir discernir esses estágios nos  livros que lê, é certo que não vai ter problemas em aplicar essa mesma teoria no que está escrevendo. O que segue então é uma tradução livre da palestra que assisti no you tube feita por mim (perdoem-me se tiver algum erro na tradução).

Vamos ao começo. Ao contrário da lógica Dan inicia suas historias não pelo inicio mas pelo final ou resolução (Ele opera desta forma por que geralmente seus finais não são nada bons). Eu concordo completamente com essa abordagem pois sinto a necessidade de saber para onde estou indo no momento de escrever. Algumas pessoas não vêem graça nenhuma em fazer dessa forma. O que posso dizer é que não existe maneira certa de escrever; o que existe é a maneira que funcione para você. Essa forma funciona para mim e pronto. É igual propaganda da NESTON “Existem mil maneiras de preparar NESTON, invente uma!” pois é, se isso não funciona pra você só lhe resta então inventar a sua própria fórmula.

Continuando. Ele usa um exemplo que gostei bastante que é o primeiro livro de harry Potter(HP e a pedra filosofal). Qual foi a resolução do livro? Harry vence Voldemort, ou seja, ele acaba em uma posição de poder. Então eu já tenho uma ideia básica da historia que quero contar e sei mais ou menos onde vou terminar. Desta forma Dan passa para o outro extremo do esquema que é o HOOK (em inglês significa gancho). Ele simplifica muito esse começo estipulando que o inicio tem que ser o inverso do fim. Se HP acaba o livro em uma posição de poder, então ele deve começar na posição oposta que é de extrema fraqueza e fragilidade. E é exatamente isso que acontece, Harry começa como um menino órfão morando na casa dos tios num quarto debaixo da escada. Percebem como isso é diametralmente oposto ao que acontece no final? Isso é interessante porque lhe mostra o arco do personagem bem claramente, ou seja, mostra a evolução do personagem que sai de uma posição de vulnerabilidade para uma de poder. E isso é legal, personagens devem evoluir, crescer para dar a impressão que são reais.

Partimos então para o MIDDLE POINT que é o meio da historia, é também o ponto onde o personagem sai da reação e parte para a ação. É a transição do personagem que está no começo em uma posição de fraqueza e caminha para a posição de poder do final. Aqui o personagem deve parar de fugir do problema e começar a enfrentá-lo. No livro Senhor dos Anéis isso acontece no conselho de Elrond onde Frodo decide destruir o anel. Até esse ponto os hobbits estavam fugindo pra lá e pra cá tentando apenas sobreviver, mas a partir desse ponto Frodo decide resolver o problema. Esse momento para HP foi quando descobriu quem era Voldemort e o que ele queria fazer. No livro isso acontece no decorrer de mais de uma cena, primeiro descobrindo quem era Nicholas Flamel  e que ele estava preso em Hogworths e depois na floresta ele vê um cara esquisito sugando o sangue do unicórnio e ai decide que isso é errado e decide intervir. É aqui que ele faz essa mudança de atitude, ele sai da reação e passa para a ação.

PLOT TURN 1 é o próximo item a ser preenchido.  Ele força o protagonista a sair do inicio (HOOK) caminhando para o meio (MIDPOINT). Ele introduz conflito na historia. Ele muda o mundo do personagem.  Existem muitas maneiras de mudar o mundo do personagem. Você pode introduzir novos personagens, descobrir novos segredos ou seguir o coelho branco (como em Matrix). Isso pode tomar a forma de um chamado para a aventura, como no monomito de Campbell. Alguem aparece do nada e diz: Você foi o escolhido para salvar a princesa! Ou ainda, pode tomar a forma de um confronto de novas ideias (os Capuletos não são monstros comedores de bebês – em Romeu e Julieta). Em HP esse ponto é quando Harry descobre que é um bruxo e começa a aprender magia.

PLOT TURN 2 nos carrega do MIDPOINT  para o final (RESOLUTION). É onde o personagem descobre a ultima peça que vai permitir que ele resolva o quebra-cabeças.Geralmente pode ser resumido na frase “a força está em você”.  Em Guerra nas Estrelas é “use a força Luke”. No Mágico de Oz são os sapatos vermelhos que ela está usando desde o inicio. Em Matrix “Neo, você é o escolhido”. Em HP o poder também está nele, ou melhor, no bolso da calça dele. O espelho que está guardando a pedra vê que a motivação de Harry é pura e põe a pedra dentro do bolso dele, dando a Harry o poder de destruir Voldemort. Esse era o ultimo pedaço que Harry precisava para resolver seu problema.

Agora vamos aos PINCH (em inglês significa aperto, embaraço, emergência, apuros). Um PINCH é criado para criar pressão na historia. Existem muitas formas de fazer isso:  coisas horriveis podem acontecer, vilões podem atacar, a paz pode ser destruída, e etc… Não importa a forma que vai tomar contando que leve o personagem a ação.

PINCH 1 De volta a Harry Potter, Dan nos lembra que esses garotos têm apenas 11 anos de idade e no final da historia terão de vencer o mais maligno e temido vilão de todos os tempos. Eles não vão tomar essa iniciativa por eles próprios (enfrentar Voldemort), alguma coisa tem que forçá-los a isso. O ataque dos trolls é excelente nesse momento pois não tem nenhum adulto por perto então eles são forçados, contra suas vontades a dar um passo adiante e usar os poderes que eles têm para resolver esse problema.

PINCH 2 coloca mais pressão fazendo que a situação pareça impossivel de se resolver. De que forma podemos fazer isso? Pode ser que o plano que tinham dê errado, ou o mentor morre deixando o herói sozinho, o vilão parece estar vencendo etc e tals.  Em Senhor dos Anéis  Gandalf, que vinha liderando o grupo, morre na luta contra o Balrog. Mais uma vez o personagem é obrigado a agir, a tomar a frente, a decidir. Em HP é quando eles vão para a masmorra e ele perde os amigos Ron e Hermione nas armadilhas e tem que seguir sozinho. Olha a pressão ai mais uma vez.

Esse então é o sistema. Nesse momento a historia ainda não está completa; quem leu HP e a Pedra Filosofal sabe que existem inúmeras outras cenas e personagens e tals, mas esse é o esqueleto da historia. Adicione seus personagens, cenários e subplots e você tem um livro(quem sabe um bestseller?). Você pode usar esse método simples para criar qualquer tipo de historia, seja de romance, terror, suspense. Estou usando para criar contos e acho que tem me ajudado bastante.

Achei interessante traduzir essa aula porque estou me dedicando a escrever contos e qualquer coisa que facilite esse processo é bem vindo. Não é uma fórmula mágica ou receita de bolo para ser seguida, mas são estágios fundamentais que toda e qualquer historia precisa passar para fazer sentido e tocar as pessoas. Dan Wells ainda fala sobre outras coisas nesses videos que não vou traduzir aqui, mas que são fundamentais em qualquer historia. São os prólogos, ambientes ricos, personagens carismáticos, enredos e sub-enredos,  ciclos de tentativas e erros e muito mais. Quem se interessar pode assistir os vídeos aqui mesmo pois já fiz um post com todos eles, mas infelizmente a palestra está toda em inglês e poucos poderão apreciá-la.

Anyway… ao final devemos ter um esquema assim:

Hook : Harry tem uma vida triste e tediosa…

Plot turn 1: Harry se torna um mago e aprende magia.

Pinch 1: Ataque dos trolls.

Midpoint: Harry descobre a verdade sobre a pedra filosofal e jura que vai protegê-la de Voldemort.

Pinch 2: Ron e Hermione caem nas armadilhas da masmorra e Harry fica sozinho.

Plot turn 2: Harry descobre a pedra em seu bolso porque sua intenção é pura.

Resolution : Harry vence Voldemort.

Espero que aproveitem esse post tanto quanto eu!

Bjus da Barts.

OBS: Fui informada pelo meu amigo Danilo K. que existem alguns erros no que diz respeito ao livro de J.K.Rowling, Harry Potter e a Pedra Filosofal. Eu não sei se Dan Wells leu o livro mas aparentemente Nicholas Flamel não estava preso em Hogwarts, mas sim a pedra filosofal. E não foi a pedra que deu poderes a Harry para destruir Voldemort e sim o feitiço que sua mãe fez e colocou sobre ele antes de morrer.

Bem, por enquanto isso é tudo. Se descobrirem mais alguma inconsistência me avisem! (Esse Dan Wells me paga!)

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