As tais técnicas

[Esta é a resenha feita por Renato Gondim, ganhador do livro ” Técnicas para Escrever Ficção” de Júlio Rocha que foi sorteado no blog em 10/07. Eu surrupiei a resenha do blog dele (http://web.me.com/renato.gondim/euscritor/home.html) e colei aqui. Espero que curtam]

Hola!

Faz tempo que não venho aqui. Tenho meus motivos, por mais que estes não sejam desculpas para não manter este blog organizado e em dia.

Pois bem.

Como devem saber fui vencedor (\o/) de um sorteio no blog de minha amiga Barts (ela jura que não foi marmelada) do qual ganhei o livro “Técnicas para Escrever Ficção”. Assim que o recebi, comecei a devorá-lo… ao meu modo. Livros, ao contrário de comida, eu devoro lentamente, rs.

Bem, qual é meu veredicto?

TpEF (Técnicas para Escrever Ficção), do colega (já me sinto escritor) Julio Rocha, é um livro leve e fácil de ler. Até mesmo para mim (tenho problemas).

Com apenas 125 páginas ele traz um apanhado do que julgo ser o mais importante sobre o ofício da escrita. Como quis demonstrar na foto acima, ele nem de longe abriga tudo sobre como se escrever ficção, mas em se tratando de escritores iniciantes, é bem melhor e mais descomplicado se iniciar pelo livro da direita que pelos da esquerda.

Infelizmente não consigo encontrar outro livro com o qual queria comparar o TpEF, do colega Albert Paul Dahoui (in memoriam), chamado “O Sucesso de Escrever”. Ambos na mesma faixa de páginas e com conteúdos parecidos, mas distintos em muitos pontos.

Quero deixar registrado (rezistrado como dizem muitos dos nativos de Fortaleza, rs) que foi meu breve contato com Paul e seu livro, adquirido por seu site ou da Editora Corifeu (não recordo), que me motivou para encarar esta árdua tarefa de sentar os glúteos no assento e REALMENTE escrever. Antes disso eu me definia como um amontoado de idéias e sonhos, nada mais.

Então, como não encontro no meio de minha bagunça organizada o livro de Dahoui, me aterei ao TpEF, sobre o qual não me esticarei muito… não, não deitarei sobre ele. Soou estranha a frase, rs.

Quando buscava livros para a foto acima, achei engraçado como diante de alguns dos que encontrava eu parava e me perguntava “o que ele havia me trazido de interessante para a escrita” e, um ou outro, mesmo não sendo um livro sobre a arte da escrita, tem o potencial de enriquecer nossos conhecimentos neste sentido.

Ao empilhá-los e compará-los ao fino TpEF, lembrei que somente um ou dois deles cheguei a ler de capa a capa. O fato é que não vejo livros como o TpEF ou O Sucesso de Escrever ou How NOT to Write a Novel, como livros de cabeceira, mas sim de referência, pesquisa. São livros aos quais você recorre quando necessita. Dentro deste mundo tão vasto de títulos sobre como escrever (não tão vasto no Brasil), encaro o TpEF como um índice ou sumário do que há de mais importante. (Eu já disse isso, não?)

Creio que podemos ler no TpEF uma introdução muito boa sobre como escrever diálogos, construir personagens, lidar com POV (pontos de vista), mas o que ele traz não é suficiente ou satisfatório para o escritor mais avançado (não, eu não sou um deles) ou mesmo o iniciante mais curioso (eu sou um deles). Na verdade, ele dá uma boa pincelada naquilo que os iniciantes leigos deverão ter em mente quando começarem a escrever. Eles descobrem coisas que talvez nem soubessem que existia, como o próprio POV.

Não lembro bem, mas acho que OSdE (O Sucesso de Escrever) trazia páginas mais elaboradas sobre construção de personagens, mas não lembro também de ter visto tantos exemplos interessantes como usou Julio Rocha.

Assim, seria interessante começar pelo TpEF para se descobrir algo sobre diálogos e se terminar num Writing Well ou The Complete Handbook of Novel Writing, que sempre trazem muitos exemplos e exercícios (e o melhor, com índice remissivo).

Ficarei devendo uma melhor resenha comparativa dos dois livros, mas deixo aqui reZistrado a boa leitura que é Técnicas para Escrever Ficção. Tanto para os iniciantes, como introdução, como para os não tão iniciantes, como revisão.

Atrasado pro trabalho… FUI!

Abraço

C.R. Gondim

ps: os livros citados mas sem links podem ser encontrados em AQUI!

Deixe um comentário

