Dez maneiras de fortalecer seu enredo

Dez Maneiras de Fortalecer o Seu Enredo
O artigo de hoje foi escrito pela autora, professora universitária de roteirismo e roteirista de cinema e TV, Linda J. Cowgill, e tirado do site FilmmakerI

Dez coisas a se pensar para testar a força de sua trama:

1. Desenvolva um conflito claro na ação da sua história. Identifique as forças de oposição.

2. O seu protagonista é um ser emocional. Saiba onde o seu personagem está emocionalmente no início da história, para que ele(a) possa ser desafiado(a) emocionalmente bem no começo. Isto ajuda a desenvolver o arco do personagem.

3. Saiba o que o seu protagonista quer, por que ele(a) quer aquilo, e do que ele(a) necessita. Quanto mais específico for o desejo do personagem, mais forte é o potencial do enredo.

4. Examine as conseqüências emocionais do conflito que os seus personagens enfrentam. Determine quais definem o seu tema e envolvem as emoções da platéia.

5. Lembre-se: Conflito não vem exclusivamente do antagonista. Use outros obstáculos e complicações para revelar o personagem.

6. Ao lidar com os vários problemas (conflitos), o herói tem de experimentar contratempos assim como sucessos, a fim de criar tensão. Você define o personagem tanto através dos fracassos quanto do sucesso. Como o herói lida com esses resultados traz compreensão e sentido ao personagem e à história.

7. Os personagens são definidos pelas escolhas que fazem. Cada história é realmente uma série de escolhas cada vez mais difíceis e perigosas que, simultaneamente, carregam o seu enredo e explicam o seu personagem.

8. Enredos precisam ser baseados em ação e reações, causa e efeito, para conduzir o público de um ponto a outro. Use tramas de causa e efeito para certificar-se de que cada cena conduz plausivelmente para a próxima.

9. O conflito deve intensificar-se. Todos os seus personagens têm desejos e necessidades, objetivos divergentes, e estas coisas elevam o nível do conflito conforme a sua história progride.

10. O público precisa de surpresa. As melhores surpresas são a virada e a revelação. Ambas devem ser planejadas. Viradas funcionam melhor quando o público é orientado para um resultado e recebe o oposto. Revelações funcionam melhor quando são habilmente prenunciadas cedo, mas não expostas.

surpresa

Boa escrita (cheia de surpresas) pra você!
Artigo retirado de http://dicasderoteiro.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s