Fenix Returns! (again)

Esta semana resolvi voltar a escrever para o blog, rever meus projetos abandonados à tempos e quem sabe conseguir realizar alguma coisa. Muitas coisas aconteceram nos ultimos anos – umas boas, outras nem tanto assim –  mas a mais importante delas é que consegui ingressar na Academia de Letras e Artes da Serra – ALEAS/ES. (Uhul!).

12517_302099223296293_1670906255698702169_nFotos da cerimônia de posse. Ao meu lado o digníssimo presidente da Academia Clério José Borges e a me entregar o diploma está a poetisa Maria do Rosário Silva Santos.

10614131_10204548978146683_8602398617959398758_n

Foto da Posse com todos acadêmicos, veteranos e novatos. Aqui estou posicionada na segunda fila à direita, abraçada a uma senhora loira.

Tenho desde então me dedicado então ao lado literário da escrita, participei de alguns concursos de poesia e consegui inclusive algumas premiações.

1513814_983957178287018_2936369549242315744_n

Foto do Congresso Brasileiro de Poetas e Trovadores, promovido pelo Cube dos Trovadores Capixabas – CTC/ES.

Neste concurso consegui três colocações:

9º lugar – trova (tema RAZÃO):

“Se você ainda acredita

Que não sofre um coração,

Venha testar e reflita.

Você vai me dar RAZÃO”

10º lugar – trova (tema NASCENTE):

“Preserve a mãe natureza

Com uma atitude coerente:

Agindo com sutileza

Reflorestando a NASCENTE”

5º lugar – poesia (tema RAZÃO):

“Panem et circenses”

Num Brasil tão insensato

Me vejo a falar de razão.

Onde ninguém liga para o fato,

E sempre buscam uma forte emoção.

Querem clichés baratos,

Gostam de frases de efeito

E sonham com a vida de um cafetão.

E nesse mar de histeria dos inocentes,

Onde massas se movimentam indigentes,

A razão amortece-se num contínuo “panem et circenses”,

De imagens indecentes,

E falas estridentes,

Em meio a um comercial e outro.

Isso tudo é muito divertido, gente. Estou preparando um livro de poesia e outro infantil o qual eu mesma fiz o roteiro, desenhei, e estou agora fazendo a arte final pra colorir em breve. Ambos serão publicados em breve. Estou sempre buscando manter essa atitude de que o aprendizado não para nunca e de que apenas iniciei minha jornada de escritora. Poesia é muito diferente de prosa. São técnicas diferentes, o processo criativo é diferente. Mas uma ajuda a outra sem sombra de dúvidas. O objetivo o qual iniciei esse blog foi porque queria escrever um livro de ficção em prosa. Então a luta continua. Como muitos autores consagrados já colocaram: escrever é um parto! Podem pesquisar, Tomas Mann, William Faulkner e Douglas Adams, e muitos outros relataram a dificuldade em preencher a bendita página em branco. Já que o objetivo não foi alcançado este blog continua válido. A idéia é garimpar a internet em busca de ferramentas que me ajudem a atingir este objetivo. Estou recomeçando devagar. Estou pensando em mudar o layout e tals. Parece também que uns posts andaram sumindo (eu clico neles e dá pagina não encontrada). Ainda não desvendei o mistério por trás desse evento. Se encontrarem algum link quebrado me avisem, ok? Estou terminando de traduzir um texto muito interessante que garimpei na web sobre “Foreshadowing” e nesse mesmo site tem uma ótima série sobre como estruturar suas cenas que vou me dedicar em seguida. Se alguém quiser que eu aborde algum assunto específico não deixem de mencionar isso nos comentários.

Um abraço à todos e VQV!!!

Deixe um comentário

